Você é daquelas pessoas que mal se recuperou da ressaca da Quarta-Feira de Cinzas e já está ansioso pelo próximo Carnaval? Bem, além dos fãs da folia, os entusiastas de astronomia já podem empolgar para o Carnaval do ano que vem, quando um eclipse solar vai deixar um “anel de fogo” no céu que vai poder ser observado inclusive aqui do Brasil.
De acordo com a CNN Brasil, o fenômeno vai poder ser observado no dia 6 de fevereiro – que vai ser o sábado de Carnaval em 2027. Um eclipse solar do tipo acontece quando a Lua se alinha diretamente entre a Terra e o Sol, mas, por estar mais distante do planeta, não cobre completamente o Sol, deixando aquela “sobra” que dá a impressão de você estar vendo um anel de fogo. Esse tipo de alinhamento é o chamado eclipse solar anular.
Quem vai aproveitar melhor o evento, que começa por volta das 11h e tem seu ápice às 13h20, são os moradores da região Sul, principalmente do estado do Rio Grande do Sul.
Na última terça-feira (17), também aconteceu um alinhamento do tipo, mas ele ficou visível apenas na Antártica, em regiões do Pacífico Sul, do Oceano Índico e em uma pequena faixa próxima à África do Sul. Fora dessa faixa, o resto do país vai observar o eclipse de forma parcial, com a mais “prejudicada” sendo a região Norte.
Cuidado na hora de observar um eclipse solar
Na hora de observar o fenômeno, você precisa utilizar um filtro de soldado número 14 para evitar danos à visão.
“Em hipótese nenhuma devemos observar o eclipse através de radiografias, negativos de fotografia ou mesmo óculos escuros. O sol emite, além de sua luz própria, raios infravermelho e ultravioleta. Sobretudo, o ultravioleta pode provocar queimaduras na retina que são permanentes”, afirmou o então diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Sérgio Fernandes, consultado pela Revista Exame.




