Apesar de associarmos animais peçonhentos como aranhas e cobras, existem outras espécies que possuem veneno e podem ser tão perigosas quanto elas. É o caso do polvo-de-anéis-azuis, uma criatura fascinante que vive nos oceanos, sendo considerado um dos animais mais perigosos do planeta. Apesar de ser relativamente pequeno, com cores vibrantes, ele esconde um veneno potente capaz de matar um ser humano adulto em poucos minutos.
O que deixa esse polvo ainda mais perigoso, é que não existe antídoto para o seu veneno. Encontrado nas regiões do Japão e na Austrália, o polvo-de-anéis-azuis possui uma cor amarelada, mas altera para azul quando está no modo agressivo. Para atingir seu alvo, essa espécie consegue produzir dois tipos de veneno que são expelidos pela saliva. Um deles é para pegar as presas e outro é a tetrodotoxina, que funciona imediatamente causando fraqueza muscular, tontura, parada respiratória e morte.
Todas as informações do polvo-de-anéis-azuis
Além de ter a capacidade de mudar de cor para se tornar agressivo, ele também consegue se camuflar e alterar até mesmo a sua textura em certos ambientes, tornando-o difícil de ser detectado. Sobre a sua toxina, chamada tetrodotoxina, ela é a mesma encontrada em alguns peixes-balão e pode ser 1.200 vezes mais potente que o cianeto.
Quando essa toxina é expelida, ela bloqueia os canais de sódio nas células nervosas, causando paralisia muscular, insuficiência respiratória e, eventualmente, a morte. Apesar desse veneno potente, essa espécie de polvo não é considerada agressiva, agindo assim somente se estiver se sentindo em perigo.