Nesta semana, um assunto curioso dominou as redes sociais, principalmente no TikTok, onde vídeos foram publicados com alertas sobre os riscos de lavar o cabelo nesta quarta-feira (29/01). O motivo é o Ano-Novo Lunar, celebrado principalmente na China, uma data repleta de superstições e “rituais”. Inclusive, um deles é de não poder lavar o cabelo, pois em algumas tradições orientais, não se deve nem mesmo tomar banho ou lavar roupas no primeiro dia do Ano Novo chinês.
Essa tradição está ligada a água que é tratada como algo divino. Por isso, não é recomendado se higienizar entre o primeiro e segundo dia do ano lunar, pois simbolizam o nascimento do “Deus da Água”, então não se deve usar o líquido, para mostrar respeito à divindade. Quem explicou essa tradição foi o Instituto Confúcio, da Universidade de Edimburgo.
Entenda melhor o que é o Ano-Novo Lunar
Essa celebração também é conhecida como Festival da Primavera e é cultuada em diversos países do leste asiático, como China, Coreia do Sul, Vietnã e outros. O Ano-Novo Lunar se tornou uma tradição milenar e suas origens estão ligadas à agricultura e à observação dos ciclos da natureza.
Assim como outras tradições, quebrar essa regra de lavar os cabelos durante a celebração pode dar azar. De acordo com a superstição, ao lavar o cabelo, você está também lavando a sua sorte, o que pode impactar o destino do restante do ano e trazer infortúnios.
Vale ressaltar que durante o Ano-Novo Lunar existem outros costumes, como reunir a família, limpar a casa para remover a má sorte do ano anterior, aproveitar para fazer pratos típicos que variam de região para região, como bolinhos de massa, peixe, frango e outros alimentos são preparados para compartilhar com a família e os amigos.
 
			
 
		


