O Saque-Aniversário foi implementado pelo Governo Federal como uma alternativa para que os trabalhadores tivessem acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), sem ser nos moldes tradicionais, como demissão sem justa causa. Em 2021, uma nova modalidade surgiu que é a possibilidade de antecipar o saldo como forma de crédito, utilizando o FGTS garantia para antecipar os valores que seriam disponibilizados anualmente no seu saque-aniversário.
Assim, o saldo parado do FGTS poderá adiantar parcelas do Saque-Aniversário, sem precisar mexer no orçamento. Mas, para conseguir solicitar essa modalidade é necessário ter valores disponíveis na conta e essa adesão pode ser feita pelo aplicativo FGTS. Além disso, também é possível solicitar o empréstimo em bancos ou instituições financeiras que oferecem essa modalidade de crédito.
Saiba como solicitar a antecipação do Saque-Aniversário
Para solicitar o adiantamento, o primeiro passo é aderir ao Saque-Aniversário pelo app ou em uma agência da Caixa Econômica Federal. Em seguida, é possível antecipar o saldo autorizando a consulta ao FGTS para as instituições financeiras e o valor do empréstimo é depositado na sua conta para que possa utilizá-lo como quiser.
Vale ressaltar que nessa modalidade de empréstimo, o valor da parcela não compromete a renda mensal, pois o desconto será uma vez ao ano, direto no saldo do Fundo de Garantia. Isso permite que o trabalhador tenha acesso a crédito de forma mais rápida e com taxas de juros geralmente menores do que outras modalidades de empréstimo.




