O dinheiro está cada vez mais digitalizado e cédulas ou moedas não são tão presentes no dia a dia, nem mesmo para valores menores, conforme o Pix se popularizou pelo país. Conforme o dinheiro físico deixa de circular, como no caso das moedas, permitindo que colecionadores passem a valorizar ainda mais esses itens. Como no caso da moeda de 1 centavo, que pode esconder um valor surpreendente e ser um tesouro guardado que talvez poucas pessoas saibam.
Lançada no Plano Real, em 1994, a moeda de 1 centavo foi criada com objetivo de combater a hiperinflação e estabilizar a economia brasileira. Diante da sua importância na história, ela se tornou um item cobiçado para os colecionadores, ainda mais se for a edição pertencente à primeira família do real, que circulou entre 1994 e 1997, que teve uma tiragem de cerca de 800 milhões de unidades. Dependendo de vários fatores, em alguns casos, essas moedas alcançam até R$ 1.000 em plataformas de colecionadores.
Saiba qual moeda de 1 centavo possui valor simbólico
Nem toda moeda de 1 centavo é interessante para os colecionadores, que buscam fragmentos que as deixem ainda mais valorizadas. Como no caso do Anverso ter a Efígie da República, com o dístico “BRASIL” e ramos de louros estilizados. No Reverso, está o valor, data e ramos de louros estilizados.
Outros critérios também são levados em conta, como o estado de conservação, pois moedas sem arranhões ou desgastes são mais valiosas. Erros de cunhagem também são exaltados por colecionadores e podem ter variações no design, como diferenças na espessura ou tonalidade do metal, atraem colecionadores. Além disso, as edições limitadas possuem ainda mais valor por causa de suas peculiaridades específicas.