Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Anvisa determina o recolhimento de 3 suplementos muito consumidos no Brasil

Por Pedro Silvini
22/09/2025
Em Geral
0
Anvisa

(Reprodução/Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento imediato de três suplementos produzidos pela Verde Flora Produtos Naturais Ltda.: Cúrcuma Cápsulas 500mg, Chá Verde (Extrato Seco de Camellia Sinensis) e Centella Asiática. De acordo com o órgão, os produtos estavam sendo fabricados e comercializados sem registro, notificação ou cadastro, o que configura infração sanitária grave.

A decisão veio após uma operação conjunta com a Vigilância Sanitária de Itapemirim (ES), que resultou na interdição de um galpão clandestino usado pela empresa para produção. No local, foram encontrados suplementos e medicamentos fitoterápicos sem qualquer autorização e fabricados em condições higiênico-sanitárias precárias. A gravidade levou os agentes a acionarem a polícia, já que havia indícios de crime contra a saúde pública. O caso será encaminhado ao Ministério Público.

Outros suplementos proibidos

Além dos produtos da Verde Flora, a Anvisa suspendeu a venda de suplementos de origem desconhecida, como o Creatine Powder 100% Pure, Whey Gourmet e Nitro Way 3W, que apresentavam dados falsificados nos rótulos. Também foram recolhidos o Feno Grego Prevent, da Suplemais, e o DHT Blocker Fotisolution 5X, da Capsul Brasil, ambos por uso de ingredientes não autorizados ou em formulações inseguras.

Crescente risco no setor

Segundo a Anvisa, os suplementos alimentares estão entre os produtos que mais concentram processos por infrações sanitárias no Brasil. Entre 2020 e 2025, 63% das investigações abertas pela agência envolviam esse tipo de item. Apenas no último ano, mais de 230 mil anúncios irregulares foram removidos da internet, 60 mil deles ligados a suplementos.

A coordenadora de fiscalização da agência, Renata Ferreira, destacou que a Anvisa pretende ampliar o uso de inteligência artificial para monitorar plataformas digitais e reduzir a circulação de produtos clandestinos.

Enquanto isso, todos os lotes dos suplementos citados deverão ser retirados das prateleiras e inutilizados, como prevê a legislação sanitária.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Dinheiro

Benefício de R$ 600 tão desejado por brasileiros voltará a ser pago hoje (22/09)

Confira!

Imagem ilustrativa: standret/freepik

Novo carro elétrico chega ao Brasil com kits que parecem ter saído de um filme de ação

22/09/2025
Loja de Roupa

Loja de roupas queridinha por brasileiros anunciou fechamento

22/09/2025
covid

Estados Unidos anunciam novo protocolo global contra a Covid-19

22/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix