Se você tem diabetes e estava pensando em comprar aquele anel que promete medir a sua glicose sem a necessidade de tirar sangue, não caia nessa. Na última terça-feira (2), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma medida proibibindo a comercialização, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e uso dos produtos.
Esse anel que afirma medir glicose e os outros produtos barrados não têm registro sanitária na Anvisa e nenhuma comprovação científica de que realmente funcionam. Mesmo assim, vários deles estavam à venda online e em plataformas sociais, como Instagram e TikTok, podendo colocar a vida de consumidores em risco. Muitos desses anúncios, inclusive, utilizavam a imagem de pessoas famosas para enganar os consumidores.
Lembrando que, quem tem diabetes tipo 1, precisa monitorar seus índices de glicose entre quatro a seis vezes por dia, explica o portal Drauzio Varella. No caso da diabetes tipo 2, a medição pode ser feita cerca de três vezes ao dia, em um dia da semana.
É fundamental fazer essa medição de forma precisa porque os índices muito altos ou muito baixos podem levar a várias complicações de saúde, sendo necessário manter esse controle atento. Você pode fazer essa medição por meio de coleta de sangue ou por análise de glicemia capilar, que calcular a glicose na corrente sanguínea com uma amostra de sangue.
Confira os produtos barrados pela Anvisa:
- Anel para Acupressão Glucomax (todos);
- Glicomax (todos);
- Glucomax (todos);
- Glucomax Pro (todos).
Em comunicado, a Anvisa ainda destaca que você pode denunciar produtos irregulares por meio da Ouvidoria ou pela Central de Atendimento (0800 642 9782).