Esta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou o registro de mais de 500 produtos, principalmente para unhas em gel, que têm em sua composição o TPO [óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina] e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina). O TPO e o DMPT foram proibidos aqui no Brasil em outubro do ano passado, poucos meses depois da União Europeia proibi-las.
Na época, a Anvisa tinha estabelecido um prazo de 90 dias para que esses produtos parassem de ser comercializados no Brasil. Terminado o prazo, começam os cancelamentos de registros e o recolhimento de registros. E antes que você se preocupe com as suas unhas de gel: existem produtos para esse tipo de unha sem essas duas substâncias sendo comercializados, então você não vai ficar sem as suas “garrinhas”.
De acordo com comunicado da agência, essa medida foi tomada principalmente para proteger a saúde de pessoas que usam produtos com essas substâncias, principalmente de profissionais que ficam expostos a elas diária e constantemente.
Estudos internacionais em animais descobriram que o DMPT foi classificado como uma substância potencialmente cancerígena em seres humanos e que o TPO foi classificado como tóxico para a reprodução, podendo prejudicar a fertilidade.
Anvisa mandou recolher linha de esmaltes em gel
Há algumas semanas, a agência mandou recolher os seguintes produtos:
- Plus Gel Esmalte Impala Gel;
- Esmalte Gel Impala Gel Plus;
- Gel Plus Impala Esmalte Gel;
- Esmalte Gel Plus Impala;
- Top Coat Gel Impala Gel Plus Clear.
A medida partiu de uma decisão da própria Impala, que começou o recolhimento voluntário dos itens porque eles contam o TPO.





