Recentemente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou o recolhimento e a suspensão de canela em pó da marca Kinino, mais especificamente do lote 371LAG2419.
De acordo com a Anvisa, essa determinação foi por causa da verificação de amigo, que não é um componente característico da canela, no produto. Além disso, ele teve um “resultado insatisfatório na avaliação de elementos histológicos e na pesquisa de matérias estranhas macroscópicas e microscópicas”, segundo a agência.
A Funed (Fundação Ezequiel Dias) também avaliou o lote do produto. Você consegue descobrir em qual lote um produto foi feito no rótulo dele.

Anvisa também suspendeu marca de Whey
A agência também determinou o recolhimento e a suspensão de um suplemento de Whey da marca Fulllife Nutrition. Mas calma: é apenas do lote 2408J5. Análise feita em laboratório identificou a presença de glúten, com detecção de centeio, trigo e cevada no produto, diferentemente do declarado no rótulo do produto. Além disso, a avaliação apontou alegações não permitidas no rótulo do suplemento, consideradas uma forma de propaganda enganosa para o consumidor.
Nos casos de ambos os produtos, os parâmetros não estão de acordo com a legislação sanitária e a comercialização deles foi proibida em todo o país. Com o anúncio da medida, a recomendação da Anvisa é que consumidores parem de usar os lotes suspensos e entrem em contato com os fabricantes para que eles sejam recolhidos.
Anvisa
A Anvisa é uma autarquia sob regime especial sediada no Distrito Federal, com que tem como objetivo promover a proteção da saúde da população por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.