Nesta terça-feira (18), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de todos os lotes da fórmula infantil ByHeart Whole Milk, produzida nos Estados Unidos. A Anvisa também proibiu a importação, a distribuição, a comercialização, a propaganda e o uso do produto no Brasil. Nos EUA, o produto foi relacionado a 13 casos de botulismo em bebês.
Essa relação ainda está sendo investigada pela Food and Drug Administration (FDA) – basicamente a Anvisa dos Estados Unidos -, que também determinou o recolhimento do produto no país. Apesar da fórmula não ter registro para ser vendida no Brasil, a Anvisa encontrou anúncios do produto da ByHeart em plataformas de comércio eletrônico.
Até o momento, a Anvisa não recebeu nenhuma notificação de casos de botulismo no Brasil associados ao consumo do produto.

Produto infantil foi ligado a casos de botulismo nos EUA
Segundo o The New York Times, desde agosto, pelo menos 13 bebês em dez estados norte-americanos foram diagnosticados com botulismo tipo A após receberam a fórmula. Nenhuma morte foi relatada.
O que é botulismo?
A doença é causada pelas toxinas da bactéria Clostridium botulinum (C botulinum). Ela entra no corpo por meio de ferimentos ou pela ingestão de alimentos contaminados. Em casos mais graves, ela pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória, então é preciso procurar atendimento médico imediatamente.
De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas da doença são os seguintes:
- dores de cabeça;
- vertigem;
- tontura;
- sonolência;
- visão turva;
- visão dupla;
- diarreia;
- náuseas;
- vômitos;
- dificuldade para respirar;
- paralisia descendente da musculatura respiratória, braços e pernas;
- comprometimento de nervos cranianos;
- prisão de ventre;
- infecções respiratórias.




