De acordo com a publicação no Diário Oficial da União (DOU), a Anvisa confirmou o recolhimento de três lotes do creme hidratante Fisiogel A+E Loção (475 ml), que é fabricado pela Megalabs Farmacêutica S.A. A decisão foi publicada no dia 23 de janeiro e a própria fabricante está sendo responsável pelo recolhimento dos seguintes lotes afetados: Lote 241154, Lote 241155 e Lote 241156.
Vale ressaltar que essa medida está ocorrendo desde outubro de 2024, antes mesmo da decisão da Anvisa. Mesmo assim, o órgão regulador determinou a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação e uso dos produtos afetados. Segundo a Megalabs, foi necessário retirar os lotes por ter indicado nas análises o comprometimento da qualidade. A Anvisa alertou que existiam modificações nas texturas dos cremes, além da coloração do cosmético que poderia resultar em reações adversas, como irritações cutâneas e alergias, principalmente em pessoas com pele sensível.
Qual a importância da Anvisa no Brasil?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, popularmente conhecida por Anvisa, desempenha um papel fundamental na proteção da saúde da população brasileira. Sua atuação garante a qualidade, segurança e eficácia de uma vasta gama de produtos e serviços que utilizamos diariamente.
Além de aprovar novos medicamentos, também é responsável por fiscalizar alimentos, fazendo inspeções em fábricas e estabelecimentos comerciais para garantir a qualidade dos alimentos e prevenir a ocorrência de surtos alimentares. Assim como, o registro de cosméticos, como no caso do creme da Megalabs e no controle de produtos para saúde, fiscalizando a importação e comercialização de produtos para saúde, como equipamentos médicos e produtos para diagnóstico.