Um apagão em plena luz do dia e um fenômeno astronômico sem precedentes. De acordo com o FAQ de eclipses da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, esse eclipse solar vai “apagar o sol” por sete minutos e 29 segundos de escuridão, sendo o eclipse mais longo registro em um período de 12 mil anos.
Em alguns países, o eclipse solar vai acontecer no meio dia, causando literalmente um apagão natural. Segundo a Revista Oeste, no Brasil, a experiência será apenas parcial, mas continua muito impressionante.
E talvez você já esteja pensando: “nossa, que incrível, quando esse eclipse vai acontecer?”. Então… é aí que a história complica. Eu e você que está lendo não vamos poder observar esse eclipse. O fenômeno acontece no dia 16 de julho de 2186, daqui a 161 anos.
O próximo eclipse solar total mais próximo
O próximo fenômeno do tipo acontece no dia 2 de agosto de 2027. Vai ser um eclipse solar total previsto para deixar os céus escuros por mais de seis minutos de duração – o mais longo do século XXI até então. A má notícia é que ele não vai poder ser visto do Brasil. O fenômeno só será visível do norte da África e do Oriente Médio.
Cuidado na hora de observar um eclipse solar
Observar esse fenômeno a olho nu é tentador, mas perigoso para a sua visão. Nada de observar o eclipse usando lentes de câmera, telescópio, binóculos ou qualquer outro dispositivo óptico. Para observar o eclipse com segurança, você precisa de óculos específicos com a classificação ISO 12312-2.