Nesta semana, ocorreu o Google I/O, uma conferência de programadores que é organizada anualmente pela Google em São Francisco, no qual foram reveladas diversas novidades em torno de suas plataformas, entre elas, o Gmail. De acordo com a empresa, o e-mail terá uma mudança significativa na sua funcionalidade e terá a inclusão de respostas inteligentes personalizadas. Como forma de impulsionar a inteligência artificial, a Google quer revolucionar como seus usuários usam o e-mail, oferecendo novidades na forma de interação, usando principalmente o Gemini.
Para isso, a IA terá como base os dados de e-mails anteriores e arquivos do Google Drive para criar respostas condizentes com as perguntas dos usuários, permitindo que sejam personalizadas. Apesar de ter sido anunciada com empolgação, também foi levantada a questão sobre privacidade e segurança, especialmente em um momento em que a proteção de dados é uma preocupação crescente para muitos usuários.
Mais detalhes sobre as novas atualizações do Gmail
A IA no Gmail será implementada no Android, iOS e a versão web, mas inicialmente, esse recurso está disponível em inglês, mas a empresa afirmou que será expandido para outros idiomas. Outra novidade anunciada pela Google foi a criação de uma nova barra de respostas fixa em Android.
O usuário poderá responder e-mails de forma prática e sem a necessidade de abrir outra tela, sendo indicado para mensagens curtas e diretas, assim como já ocorre no WhatsApp e Telegram. Até o momento, essa função não foi habilitada para todos, mas a expectativa é que esteja disponível em todos os sistemas operacionais.