Visando simplificar a forma de declarar o Imposto de Renda (IR), a Receita Federal lançou o “Meu Imposto de Renda”, um aplicativo que vai permitir que os documentos sejam enviados pelo celular. No entanto, a transmissão dos dados só serão aceitos a partir do dia 17 de março (segunda-feira), que é quando o IR inicia em 2025, se estendendo até o dia 31 de maio. Dessa maneira, os contribuintes terão 74 dias para enviar a declaração, um pouco menos do que o ano passado, que foram 77 dias.
Para baixar o aplicativo, basta acessar o link do Gov.br e seguir as instruções de como emitir a sua declaração do IR. Essa emissão é obrigatória para algumas pessoas e empresas e aqueles que atrasarem serão multados em R$ 165,74. Em caso de imposto devido, a penalidade pode chegar a 20% do valor a pagar, acrescida de juros com base na taxa Selic enquanto durar o atraso.
Mais informações sobre como declarar o Imposto de Renda em 2025
Além do aplicativo que é uma novidade para este ano, o contribuinte também pode acessar o site oficial do Meu Imposto de Renda para declarar seu Imposto de Renda, dentro do período vigente. De acordo com o levantamento feito pela Receita Federal, a expectativa é que o órgão receba 46,2 milhões de declarações neste ano, superando os 45,2 milhões processados em 2024.
Calendário de restituições do IRPF 2025
Com a declaração feita corretamente, serão cinco lotes distribuídos de restituições neste ano:
- 1º lote: 30 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 20 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro