Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Após golpe no INSS, PF descobre nova fraude envolvendo Bolsa Família

Por Pedro Silvini
05/05/2025
Em Geral
0
Bolsa Família

(Reprodução/Agência Brasil)

A Polícia Federal (PF) revelou por inquérito na última semana uma nova camada da fraude bilionária que atinge o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Após identificar irregularidades em associações de aposentados e pensionistas, investigações apontam que muitos dos dirigentes dessas entidades eram, simultaneamente, beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família, CadÚnico e Auxílio Brasil.

O uso de pessoas com baixa renda ou sem experiência gerencial reforça a tese de que esses presidentes funcionavam apenas como “laranjas” — enquanto o comando real das operações estava nas mãos de empresários, advogados e servidores públicos.

As entidades investigadas, entre elas a Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (AAPB) e a Associação dos Aposentados e Pensionistas Nacional (AAPEN), firmaram acordos de cooperação técnica com o INSS e, juntas, movimentaram cerca de R$ 1,7 bilhão nos últimos anos.

A PF destaca que os responsáveis formais pelas associações incluem desde uma senhora de 81 anos até uma funcionária da limpeza de uma empresa ligada ao esquema, todos usados para mascarar a verdadeira liderança por trás das operações.

Esquema usava convênios para descontar indevidamente dos aposentados

A principal artimanha utilizada era o desconto em folha dos aposentados, sob a justificativa de serviços associativos prestados por essas entidades. Na prática, os serviços raramente eram oferecidos, e os recursos iam parar em contas ligadas aos verdadeiros operadores financeiros do esquema. Entre eles, está o advogado Roberto Marinho Luiz da Rocha, apontado como articulador dos repasses a servidores do INSS.

A Controladoria-Geral da União (CGU) estima que o prejuízo total aos cofres públicos pode chegar a R$ 6,3 bilhões. Os desdobramentos já causaram a suspensão de todos os convênios do INSS com entidades privadas e a exoneração do presidente da autarquia. Além disso, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) está em processo de instalação na Câmara dos Deputados.

Uso de vulneráveis para blindar fraudes

O inquérito ressalta que, embora legalmente não haja impedimentos para que idosos ou pessoas de baixa renda ocupem cargos de gestão, a complexidade e o volume das operações dessas associações exigem competências que os dirigentes formais não possuíam.

A investigação vê nisso um indício claro de que essas pessoas eram utilizadas apenas para assinar documentos, enquanto decisões estratégicas e financeiras eram tomadas por um núcleo oculto de beneficiários do esquema.

Em nota, a APB afirmou colaborar com as investigações e garantiu que sempre atuou dentro da legalidade. Já a AAPEN aparece no centro de outro braço do esquema, envolvendo viagens internacionais e repasses suspeitos a servidores públicos.

“A AAPB sempre obedeceu a legalidade, tendo apresentado toda documentação pertinente para a obtenção do Acordo de Cooperação Técnica junto ao INSS e respeitando todo trâmite burocrático atinente a sua atividade”

O uso de testas de ferro, segundo os investigadores, caracteriza a atuação de uma organização criminosa altamente estruturada, semelhante a modelos de lavagem de dinheiro já vistos em outros setores da máquina pública.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Baba Vanga

Há mais de 30 anos, Baba Vanga previu que o fim do mundo começaria em 2025

Confira!

Banco Central

Brasileiros podem pegar automaticamente dinheiro esquecido no Banco Central

12/09/2025
Imagem de Jody Davis por Pixabay

NASA alerta: cratera enorme se abre no Sol e efeitos serão sentidos na Terra

12/09/2025
hard rock

Hard Rock está construindo o maior resort da América Latina no Brasil

12/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix