A semana entre 18 e 22 de agosto será marcada por contrastes climáticos no Brasil. Enquanto a Região Sul enfrenta a formação de um ciclone extratropical com risco de temporais, queda de granizo e ventos acima de 70 km/h, parte do Centro-Oeste e do Sudeste se prepara para enfrentar temperaturas de até 40 °C, fenômeno conhecido como veranico — quando o calor intenso se instala em pleno inverno.
O calor mais intenso deve se concentrar em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, onde os termômetros devem alcançar os 40 °C. Em Campo Grande, a segunda-feira começa com clima ameno, mas a tarde deve registrar até 34 °C. O tempo seco e os ventos fortes, entre 30 e 50 km/h, reforçam a baixa umidade, que pode cair abaixo de 20%, elevando o risco de incêndios florestais e de problemas respiratórios.
Nas cidades do Pantanal, como Corumbá e Ladário, as máximas também passam de 33 °C. A recomendação é evitar exposição ao sol entre o fim da manhã e o meio da tarde, além de redobrar a hidratação.
Segundo o Climatempo, esta será a terceira vez em 2025 que o país enfrenta o fenômeno. As temperaturas devem permanecer acima da média até pelo menos 25 de agosto, reforçando o alerta para cuidados com saúde e meio ambiente.
Sudeste também sente os efeitos
No interior de São Paulo e em áreas de Minas Gerais, o calor deve passar dos 35 °C, com destaque para o Triângulo Mineiro e a Zona da Mata. No norte e noroeste do Paraná, as máximas ficam próximas a 33 °C. Já no Rio de Janeiro, a expectativa é de que os termômetros ultrapassem os 30 °C a partir da quarta-feira (20).
A junção entre calor e estiagem aumenta o risco de queimadas e impacta a saúde da população. Ainda assim, colheitas de café, milho e cana devem continuar normalmente, segundo o Climatempo.
Risco de temporais no Sul
Enquanto o Brasil Central sofre com o tempo seco, o Sul enfrenta chuvas volumosas. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, acumulados podem passar de 150 milímetros em dois dias, trazendo risco de alagamentos e perdas agrícolas. A formação do ciclone extratropical deve intensificar os temporais a partir de terça-feira (19).