Apesar do Bolsa Família ser um dos benefícios sociais mais populares do Brasil, ainda existem dúvidas em torno de como funciona e quem tem direito a recebê-lo. De acordo com as regras do auxílio, uma pessoa aposentada pode receber o Bolsa Família em 2025, desde que sua família atenda aos critérios de renda e vulnerabilidade social estabelecidos pelo programa.
Para isso, a renda per capita familiar precisa estar dentro dos limites apresentados. O que significa que a renda total da família, dividida pelo número de pessoas que moram na mesma casa, não pode ultrapassar um determinado valor. Além disso, a pessoa precisa ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e ter os dados atualizados, tendo também que atender outros critérios, como presença de gestantes, crianças e adolescentes na família, ou estar em situação de extrema pobreza.
Entenda melhor como funciona as regras do Bolsa Família
Se uma pessoa é aposentada, ela pode ter direito ao Bolsa Família, pois o que importa é a renda familiar total. Lembrando que, a renda da aposentadoria é contabilizada na renda familiar, sendo que as regras do programa podem mudar ao longo do ano, por isso é importante se atualizar frequentemente.
Para saber se tem direito, consulte o CadÚnico e verifique os dados da sua família, se está dentro dos critérios de elegibilidade. Se ainda estiver com dúvidas, procure a prefeitura ou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS): Nesses locais, você pode tirar dúvidas e obter informações sobre o programa. O site oficial do Governo Federal também informa quem tem direito ao Bolsa Família.