As regras para se aposentar mudam com frequência e é comum as pessoas se confundirem sobre o tempo de serviço que está sendo exigido para dar entrada na aposentadoria. No começo deste ano, o governo federal alterou novamente algumas regras e introduziu mudanças significativas em seu sistema previdenciário, permitindo que alguns trabalhadores se aposentem aos 55 anos.
No entanto, é preciso se atentar para saber quais são as categorias que se enquadram nessa atualização, pois essa medida foi direcionada a profissionais que enfrentaram condições de trabalho prejudiciais, insalubres ou perigosas, se enquadrando na aposentadoria especial. Essa categoria se tornou uma ferramenta crucial para assegurar que esses trabalhadores possam se retirar do mercado de trabalho de forma digna.
Quem tem direito a se aposentar aos 55 anos?
De acordo com o decreto do governo, os profissionais que se enquadram para a aposentadoria especial são pessoas que ficam em exposição a agentes químicos, físicos ou biológicos, ruído excessivo, calor intenso, vibrações, radiações ionizantes, trabalhos em minas subterrâneas, entre outros. Para ter direito à aposentadoria especial, o trabalhador precisa comprovar que exerceu atividades consideradas especiais durante um determinado período de tempo, que varia de acordo com o grau de nocividade da atividade. Atualmente, existem três tipos de aposentadoria especial:
O Projeto de Lei 42/2023 propõe revisões nos critérios de elegibilidade para a aposentadoria especial. Mas, o intuito do decreto é fazer com que essas pessoas tenham acesso à aposentadoria de forma mais rápida e justa, diante dos riscos que se submeteram durante boa parte da vida.