Desde que a Polícia Federal expôs um esquema de fraude que desviou bilhões de aposentadoria dos brasileiros, os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) só querem saber uma coisa: “quando vão devolver o meu dinheiro?”.
Boa notícia: as devoluções não vão demorar. Os valores desviados começam a ser devolvidos na folha de pagamento de julho. “Segundo o presidente da autarquia, Gilberto Waller, os primeiros pagamentos serão destinados a quem já contestou os débitos e cujos valores foram devolvidos pelas associações diretamente ao INSS”, afirma matéria do O Globo.
“O que eu posso garantir? Vai ser muito mais rápido do que vocês imaginam. A ideia, a determinação, o que todo mundo está trabalhando é que em 2026 a gente não converse mais sobre desconto associativo”, afirmou Waller.
Como solicitar reembolso do INSS?
No aplicativo ou no site Meu INSS, você clica no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. Se você não tiver autorizado algum dos descontos, é só clicar nesse desconto. As entidades associativas tem até 15 dias para responder a sua contestação. Se a entidade não conseguir comprovar que o desconto foi sim autorizado, então ela devolve o dinheiro para o INSS, que devolve para você.
Para quem não tem acesso à internet, você também pode solicitar a devolução de valores através da Central de Atendimento 135 (funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h) na qual irão pedir informações como o seu CPF.
De acordo com O Globo, 2,3 milhões de beneficiários já contestaram descontos na aposentadoria. Segundo o presidente do Instituto, o valor médio de cobrança indevidas é de R$ 48.