Se você é aposentado, pensionista ou ativo do Regime Próprio de Previdência Social de Porto Velho, Rondônia, é melhor ficar atento. Na semana passada, o Ipam – Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais – publicou um chamamento público para a realização do Censo Previdenciário dos segurados aposentados, pensionistas e ativos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Quem não realizar o recadastramento até o dia 4 de abril, terá o pagamento suspenso.
Esse é o 4º chamamento para um recadastramento e a lista conta com mais de 1,2 mil pessoas. Você pode encontrar a lista completa aqui nesse link. Para fazer o censo, você pode acessar o site aqui. Para mais informações sobre o Censo Previdenciário, você pode entrar em contato com o Ipam pelo
- WhatsApp 0800 800 3400;
- E-mail [email protected].
O que é o Censo Previdenciário?
O censo e a Prova de Vida Anual não são a mesma coisa. O censo, realizado periodicamente, consiste em manter os dados cadastrais dos servidores ativos, inativos e pensionistas do RPPS. O propósito é evitar fraudes, garantir a precisão das informações e assegurar o uso correto dos recursos da previdência.
Já a Prova de Vida Anual é realizada anualmente e o próprio nome já entrega o propósito do procedimento: garantir se o aposentado ou pensionista está vivo.
Ipam
O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores, criado em 1990, “tem como atribuição principal captar e capitalizar os recursos necessários à garantia de pagamento dos benefícios previdenciários atuais e futuros dos segurados e dependentes”, explica o site oficial.