O Governo Federal enviou notificações na terça-feira (13/05), para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), possibilitando que quem teve os descontos indevidos feitos por associações possam solicitar o reembolso. Além do aplicativo, também é possível conseguir informações através do telefone 135. O problema é que, segurados que não possuem acesso ou recursos para esses meios de comunicação, não conseguem verificar se sofreram fraudes ou não.
De acordo com o INSS, foram feitas notificações a 9 milhões de segurados, que possivelmente sofreram descontos indevidos entre 2020 e 2025. Até o momento, o órgão disponibilizou informações somente via aplicativo ou telefone, impossibilitando que os aposentados e pensionistas consigam contestar as fraudes nas agências do Seguro Social.
Entenda melhor como segurados do INSS não estão conseguindo informações
O jornal O Globo questionou a instituição sobre alternativas para que os reembolsos sejam acessíveis para todos, mas o INSS não respondeu o portal. Além disso, também não informou qual é a quantidade de pessoas que têm acesso ao Meu INSS, app oficial do órgão.
O que foi revelado é que, mais de 97 milhões de pessoas fazem parte dos segurados, sendo que 89 milhões são atendidas pelo app e pelo site do Meu INSS; 6 milhões são atendidas pelo telefone 135 e 2 milhões na agência. “Todo o fluxo será monitorado para, caso haja necessidade, elaborar as ações necessárias para que todos os beneficiários sejam atendidos”, diz o texto
O aposentado ou pensionista que não tiver celular ou aparelho que possa ter acesso ao app, terá que telefonar no 135 para ter mais informações dos descontos e reembolso.