Em um movimento inédito, a Apple anunciou o fechamento definitivo de uma de suas lojas na China, encerrando as atividades da unidade localizada no shopping Parkland Mall, na cidade de Dalian, no dia 9 de agosto.
Conhecida globalmente por sua expansão contínua com lojas próprias, essa será a primeira vez que a empresa fecha uma Apple Store no território chinês desde a inauguração de sua primeira unidade no país em 2008.
De acordo com a empresa, os funcionários da loja serão realocados para outras unidades da região nordeste da China, evitando demissões.
A decisão de fechar a loja foi atribuída, em parte, à dificuldade econômica enfrentada pelo shopping Parkland Mall, onde outras marcas de peso — como Michael Kors e Armani — também já encerraram suas operações.
“Diante da saída de diversos varejistas do Parkland Mall, tomamos a decisão de fechar nossa loja”, declarou Brian Bumbery, porta-voz da Apple.
“Adoramos atender a comunidade de Dalian, e todos os nossos colaboradores terão a oportunidade de continuar na Apple.”
Sinais de alerta: vendas em queda e concorrência crescente
O fechamento da loja ocorre em meio a um cenário desafiador para a Apple na China, seu segundo maior mercado global. A empresa tem registrado queda nas vendas no país por seis trimestres consecutivos.
Em 2023, a receita da Apple na China foi de US$ 66,95 bilhões, quase 10% abaixo do pico de US$ 74,2 bilhõesregistrado em 2022. O desempenho representou o maior recuo anual da empresa no mercado chinês, incluindo uma queda acentuada de 25% no último trimestre do ano passado.
Além da desaceleração do consumo, a Apple enfrenta uma concorrência cada vez mais forte de marcas locais como Huawei, Xiaomi e Vivo, que vêm ganhando espaço no maior mercado de smartphones do mundo. Segundo a Counterpoint Research, a participação da Apple no mercado chinês caiu de 17,9% para 15,5% em apenas um ano.
Reposicionamento: novas lojas e equilíbrio estratégico
Apesar do fechamento da loja no Parkland Mall, a Apple manterá sua operação em Dalian com uma unidade ativa no shopping Olympia 66. Além disso, a empresa confirmou a abertura de uma nova loja em Shenzhen, cidade do sul da China, ainda neste mês.
Com isso, mesmo com o encerramento em Dalian, a Apple deve terminar 2025 com o mesmo número de lojas no país: 58 unidades, sinalizando uma estratégia de realocação e reposicionamento, e não de retração estrutural.