Segundo uma matéria do ano passado da Folha de São, o WhatsApp era o aplicativo de mensagens mais popular em pelo menos 61 países, com o Brasil obviamente se incluindo nessa. Mas será que o reinado do aplicativo da Meta está com os dias contados? Criado pela Apple, o iMessage é visto por muitas pessoas como uma versão mais completa do WhatsApp.
Uma matéria do site PgMag revela que 26% da população dos Estados Unidos, cerca de 330 milhões de pessoas, preferem o iMessage ao WhatsApp.
Qual as diferenças entre o WhatsApp e o app de mensagens da Apple?
O app da Apple faz basicamente tudo que o rival verdinho faz, mas ele ainda consegue entregar mais recursos para o seu usuário. Por exemplo, o envio de fotos e vídeos e as chamadas de vídeo têm uma qualidade de imagem muito superior. Você pode agendar o envio de mensagens, organizar conversas por pastas e até criar emojis personalizados.
Mas é claro que nem tudo são flores. Para os acostumados ao WhatsApp, o iMessage vai ter algumas desvantagens, como a limitação das mensagens de áudio e o limite de 32 participantes por grupo de mensagens. Em comparação, o WhatsApp permite até 1.023 pessoas por grupo.
Outra limitação óbvia do iMessage é que se trata de um aplicativo dos dispositivos da Apple. Você até consegue enviar mensagens através do app para dispositivos Android, mas elas irão chegar através do aplicativo de Mensagens – que, vamos admitir, muitas pessoas ignorar completamente, já que costuma ser bem dominado por telemarketing. Além disso, muitos recursos do app não estão disponíveis na hora de mandar mensagens para celulares Android.