Em abril, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União revelaram um esquema de fraude do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que desviou mais de R$ 6 bilhões do bolso dos aposentados desde 2019. A partir de julho, o governo começa a devolver os valores desviados, mas, para poder recebeu seu dinheiro de volta, você precisa solicitar a devolução junto ao INSS.
Como contestar descontos indevidos na minha aposentadoria do INSS
O principal canal divulgado pelo governo para fazer isso é o site ou o aplicativo Meu INSS. Primeiro, você acessar o site ou o app usando seu login e senha do Gov.br. Clicando em “Consultar descontos de entidades associativas”, você encontra todos os descontos que foram feitos na sua folha de pagamento. Se você não reconhecer alguma das entidades, aí você clica em “não autorizei o desconto”. As entidades têm um prazo de 15 dias úteis para comprovar que o desconto foi autorizado e, se não conseguirem, o dinheiro volta para o INSS, e então para o bolso dos aposentados.
Outra forma de fazer esse procedimento é por meio da Central de Atendimento 135, que funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h. Na ligação, você precisa fornecer o seu CPF para o atendente.
Por fim, diante de muitas reclamações de aposentados que têm dificuldade com o meio digital, o governo também implementou uma forma de atendimento presencial em mais de cinco mil agências dos Correios espalhadas pelo Brasil. Para ser atendido, basta levar um documento oficial com foto. Um representante pode ir no lugar do aposentado, desde que tenha uma procuração autenticada.