Já é de regra: assim que as temperaturas começam a cair, as academias ficam mais vazias. A gente sabe que é difícil encontrar o ânimo para se exercitar no frio, mas sabia que o seu esforço pode estar sendo recompensado com uma perda maior de calorias? Pois é, esse senso comum é verdadeiro: na época de frio, você perde mais calorias na hora de praticar exercícios do que no calor. Os educadores físicos Clauber Carvalho e Ronaldo Godoi, fundador e CEO da Red Fitness, explicaram ao Estado de Minas por que isso acontece.
“Sim, é real. Treinar no inverno faz com que a queima de caloria seja maior. Isso acontece porque a exposição ao frio faz com que o corpo gaste mais energia para manter o equilíbrio da temperatura, estimulando a termogênese, a capacidade de queimar calorias para gerar calor”, afirmou Godoi.
“Vale lembrar que o corpo tem um aproveitamento muito melhor no frio, já que o treino rende mais e reforça o sistema imunológico. Ou seja, vale muito a pena se exercitar no frio”, completou Clauber.
Resumindo: para manter sua temperatura corporal adequada, o corpo precisa gastar calorias, o que é mais difícil no frio. Esse aumento do gasto energético também explica por que nós sentimos mais fome durante o inverno. Ou seja: mais um motivo para reforçar seus treinos.
O corpo dói mais no frio?
Sentiu os músculos mais doloridos do que o normal depois da academia? O frio também tem a ver com isso. Segundo o Viva Bem UOL, isso acontece porque, no frio, os músculos se contraem involuntariamente – da mesma forma que ele faz quando você carrega um peso, por exemplo. Imagine carregar uns bons quilos durante um tempão e você vai entender porque sente mais dor nos tempos gelados.