O icônico estilista italiano Giorgio Armani faleceu nesta quinta-feira (4), aos 91 anos de idade. Além do seu legado para a moda, o estilista também será sempre lembrado como uma das metades da icônica frase: “Armani veste esposas, Versace veste amantes”.
Essa frase, que se tornou extremamente popular no mundo da moda, é creditada à Anna Wintour, a editora-chefe que revolucionou a Vogue, transformando-a em uma das revistas de moda mais respeitadas do mundo. E o que esse quase “ditado” da moda quer dizer? A frase é sobre os diferentes estilos dos dois estilistas que, inclusive, tinham uma rixa. Enquanto Armani era conhecido por um estilo mais clássico e elegante, Versace era mais conhecido por sua sensualidade e ousadia.
A outra metade da frase, o estilista (também italiano) Gianni Versace morreu em 1997, quando foi assassinado com dois tiros à queima-roupa em sua residência em Miami, com seus 50 anos de idade. O assassino era Andrew Cunanan, que matou pelo menos cinco pessoas em quatro meses naquele ano.
Armani faleceu nesta quinta
Aos 91 anos, o estilista faleceu hoje (2), mas a causa da morte não foi divulgada. “Com infinitas condolências, o Grupo Armani anuncia o falecimento de seu criador, fundador e incansável força motriz: Giorgio Armani. Sr. Armani, como sempre foi chamado com respeito e admiração pelos funcionários e colaboradores, faleceu pacificamente, cercado pelos seus entes queridos. Incansável, trabalhou até os últimos dias, dedicando-se à empresa, às coleções”, afirma o comunicado do Grupo Armani.
De acordo com a BBC, Armani foi o primeiro estilista desde Coco Chanel a causar uma mudança permanente na forma como as pessoas se vestiam, tendo sido apelidado de o “primeiro estilista pós-moderno” pelos jornais.