Nós, aqui do Brasil, não vemos esquilos de forma tão comum quanto nos Estados Unidos, então a maioria de nós só viu os pequenos roedores em desenhos animados. E eles pareciam tão fofinhos, não é mesmo? O que só torna ainda mais inusitada a notícia de ataques de esquilos que fizeram pelo menos duas pessoas irem parar no hospital.
Isso aconteceu este ano, na cidade de San Rafael, na Califórnia, nos Estados Unidos. De acordo com a Revista Galileu, um esquilo bastante agressivo simplesmente começou a atacar moradores, foram pelo menos cinco atingidos. Pelo menos duas pessoas tiveram que ir para o pronto-socorro. Moradores chegaram até a distribuir panfletos de alerta pela comunidade.
A primeira pessoa a ser “atacada” foi Joan Heblack. Em entrevista à KGO-TV, afiliada da ABC, Joan contou que estava caminhando pelo bairro de Lucas Valley quando o esquilo, de repente, agarrou-se a sua perna, deixando arranhões e mordidas.
A outra foi Isabel Campoy, que estava passeando com a sobrinha Carmen pelo mesmo bairro. “Ele saiu do chão e tentou pular na minha cara. Ele errou, mas meu braço foi completamente dominado. Quando ele finalmente saiu de cima de mim, eu já estava coberta de sangue”, relatou Isabel, que também teve que ir para a emissora.
É normal esquilos atacarem?
Especialistas ouvidos pela Associated Press (AP) explicam que o comportamento, apesar de não ser o normal, também não é inédito. Lisa Bloch, da ONG Marin Humane, explicou que isso costuma acontecer porque alguém estava alimentando o animal silvestre em questão.
Segundo Vanessa Potter, da ONG WildCare, esquilos perdem o medo de humanos quando se acostumam a receber comida, e aí eles podem agir de forma agressiva em busca de alimento.