Depois de Fernanda Torres e “Ainda Estou Aqui” no último Oscar, será que teremos mais um brasileiro concorrendo ao maior prêmio do cinema estadunidense em 2026? Wagner Moura, com sua atuação elogiada em “O Agente Secreto”, é um dos nomes cotados pelo Oscar 2026. E não, as fontes não são as vozes da nossa cabeça. Quem disse isso foi a Variety, revista norte-americana considerada uma das principais referências quando o assunto é TV e cinema.
A Variety ainda palpitou que o baiano deve conquistar uma indicação ao Emmy (o “Oscar da televisão”) de Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie graças a sua interpretação em “Ladrões de Drogas”, da Apple TV+.

“O Agente Secreto” pode ser indicado ao Oscar
A Variety, que acertou a vitória de “Ainda Estou Aqui” na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, também apostou na indicação de “O Agente Secreto”. O novo filme de Kleber Mendonça Filho (“Bacurau”) estreou no Festival de Cannes, onde foi ovacionado por 13 minutos*.
*Em Cannes, é normal o filme ser aplaudido de pé, mas o tempo “mínimo” é de cinco minutos. O tempo em que o longa recebe os aplausos é evidência da sua recepção.
Em “O Agente Secreto”, Wagner Moura interpreta Marcelo, um homem de 40 anos que trabalha como professor. Ambientada na ditadura militar, em 1977, a trama começa quando ele sai de São Paulo e se muda para o Recife, tentando fugir do seu passado violento e misterioso na intenção de começar uma nova vida. Mas o passado obviamente encontra uma forma de alcançá-lo. Além de Moura, o elenco conta com nomes como Alice Carvalho (“Guerreiros do Sol”), Gabriel Leone (“Senna”) e Maria Fernanda Cândido (“Felizes Para Sempre?”).