Carol Castro, que até semana passada estava no ar como Clarice na novela “Garota do Momento”, falou abertamente em suas redes sociais sobre como interpretar a personagem foi uma jornada emocional de altos e baixos. Inclusive, isso afetou uma condição que ela já tinha: a rosácea.
Em suas redes sociais, ela compartilhou imagens sem filtro e sem maquiagem e comentou como a pele estava bastante avermelhada. “Eu tenho rosácea, minha pele é muito sensível. Eu fico assim, rosa”, comentou a atriz de 41 anos.

O que é a rosácea, condição que acomete a atriz Carol Castro?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica. Normalmente, ela ocorre em adultos entre 30 e 50 anos de idade e é mais frequente em mulheres. Ainda não se sabe exatamente a origem da rosácea. Ela pode ter uma influência genética, mas algo que os médicos já observaram é que ela pode ser influenciada por fatores emocionais, como estresse.
O sintoma mais evidente da rosácea é a vermelhidão no centro do rosto. Além disso, a pele fica mais sensível, seca e se irrita facilmente com ácidos e produtos dermatológicos. Dependendo do tipo da rosácea, o paciente pode desenvolver outros sintomas, como irritação nos olhos, nódulos no rosto e rinofima, quando a pele do nariz tem um espessamento irregular.
A rosácea não tem cura, mas existem diferentes tratamentos para amenizar e controlar seus sintomas. Tudo depende da fase clínica em que o paciente está. Um cuidado básico é o uso diário de protetor solar, já que a radiação ultravioleta do sol pode desencadear e agravar a condição. “Outros fatores agravantes são bebidas alcoólicas, bebidas quentes ou condimentados, temperatura muito fria ou muito quente, medicamentos vasodilatadores e fatores emocionais”, explica a Sociedade Brasileira de Dermatologia.