É normal que, antes mesmo de sair de casa, nós já liguemos os dados móveis do celular sabendo que vamos sair de perto do nosso Wi-Fi. Mas nesse momento, a maioria de nós (a redatora se inclui) não se lembra de desligar essa função no aparelho. Afinal, a gente daqui a pouco vai encontrar uma nova rede para se conectar, não é mesmo? Mas você sabia que simplesmente desligar a função Wi-Fi pode ajudar a proteger os seus dados?
Segundo a CNN Brasil, nos últimos meses, agências internacionais de cibersegurança como CERT-FR (“Equipe Francesa de Resposta a Emergências Informáticas”, da sigla em francês), da França, e CISA (“Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura”, da sigla em inglês) dos EUA, emitiram alertas sobre o hábito, avisando como deixar o Wi-Fi ligado em locais públicos deixa o seu aparelho exposto a ataques.
Por que desligar o Wi-Fi ao sair de casa?
O maior perigo não é necessariamente deixar a função ligada por si só. O problema é que, com isso, o seu celular pode acabar se conectando a redes públicas abertas que nem sempre contam com os mesmos protocolos de segurança e criptografia que uma rede privada.
Cibercriminosos podem aproveitar a fragilidade dessas redes como uma “porta de entrada”, distribuindo malwares que acessam os seus dados pessoais e podem prejudicar o funcionamento do seu celular.
E mesmo que você não entre em uma rede de Wi-Fi pública, o seu dispositivo ainda pode estar vulnerável já que, sempre que a função de Wi-Fi está ligada, o seu aparelho fica rastreando e identificando pontos de conexão, compartilhando alguns dados básicos no processo.




