Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Banco Central acaba com o mistério e anuncia nova moeda para o Brasil

Por Pedro Silvini
25/07/2025
Em Geral
0
Banco Central

O Banco Central (BC) confirmou nesta sexta-feira (25) que lançará uma moeda comemorativa de R$ 1, em celebração aos 60 anos da instituição. A novidade, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) terá tiragem de 23,168 milhões de unidades e entrará em circulação ainda no segundo semestre de 2025, por meio da rede bancária.

A moeda terá curso normal na economia, ou seja, poderá ser usada como qualquer outra para compras e transações financeiras. Em nota oficial, o BC informou que as imagens e o design da peça só serão divulgados até o início de agosto, aumentando a expectativa do público e dos colecionadores.

“O Conselho Monetário Nacional aprovou o lançamento da moeda comemorativa dos 60 anos do Banco Central do Brasil. A moeda terá curso normal na economia e valor de R$ 1,00. Mais detalhes serão divulgados entre o final de julho e o início de agosto”, comunicou a instituição.

Homenagem histórica

Fundado em 31 de março de 1965, o Banco Central chega aos 60 anos como uma das instituições mais respeitadas do país e com destaque internacional. Sua história inclui marcos importantes, como a estabilização da inflação nos anos 1990, a criação do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e, mais recentemente, o lançamento do Pix, sistema de pagamentos instantâneos que revolucionou as transações financeiras no país.

Durante seis décadas, o BC foi fundamental para garantir a solidez do sistema financeiro nacional, enfrentando crises como a de 2008 sem grandes impactos, além de fomentar competitividade no setor bancário ao apoiar cooperativas e fintechs.

No campo da inovação, a autarquia também tem investido em cidadania financeira, promovendo educação econômica em escolas, ampliando a digitalização do mercado e liderando pautas de sustentabilidade junto às instituições que regula.

Um símbolo para a história econômica

A nova moeda é vista não apenas como uma peça comemorativa, mas também como símbolo do papel do Banco Central no desenvolvimento econômico e social do Brasil. O lançamento ocorrerá em meio a uma agenda que celebra a trajetória da autarquia, com participação de autoridades como o presidente do BC, Gabriel Galípolo; ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento); além dos presidentes do Senado e da Câmara, Davi Alcolumbre e Hugo Motta.

Nos bastidores, a expectativa é de que o design da moeda traga elementos que representem tanto o passado quanto o futuro da economia brasileira, possivelmente fazendo referência ao Pix e à agenda de sustentabilidade adotada pelo BC nos últimos anos.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Benefício do INSS

Aposentados do INSS têm até novembro para resgatar valor inesperado

Confira!

Imagem de Public Co por Pixabay

Japão encontra tesouro valioso no fundo do oceano e faz inveja ao mundo inteiro

07/02/2026
Imagem de Enrique por Pixabay

Pesquisadores encontram o maior navio medieval da história após 600 anos perdido no oceano

07/02/2026
bridgerton castelos

Bridgerton: você sabia que pode conhecer os cenários da série?

07/02/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix