O Sistema de Valores a Receber (SVR) é um serviço do Banco Central no qual o trabalhador pode consultar se você, sua empresa ou pessoa falecida tem dinheiro esquecido em algum banco, consórcio ou outra instituição. Para consultar os valores, você precisa passar pelo sistema de verificação em duas etapas.
Anteriormente, essa exigência era apenas para valores acima de R$ 100, mas agora está valendo para qualquer valor.
Para ativar a verificação em duas etapas, você só precisa entrar no seu aplicativo Gov.br e seguir as instruções do app para associar o seu dispositivo à conta. Dessa forma, apenas esse dispositivo consegue gerar um código de acesso para a conta. Você também precisa realizar uma validação facial para configurar o recurso. Com esse sistema, torna-se mais difícil que outra pessoa consiga acessar a sua conta, já que ela precisaria ter o seu dispositivo em mãos para conseguir o código de acesso.
Como consultar valores no SVR?
Através da sua conta Gov.br (precisa ser nível prata ou ouro), você acessa o sistema. Para pessoa física, você precisa do CPF e da data de nascimento e para pessoa jurídica, do CNPJ e da data de abertura. Depois de colocar os dados e acessar “Meus Valores a Receber”, você precisa ler e aceitar o Termo de Ciência.
Na tela do sistema vai aparecer:
- O valor a receber;
- O nome e os dados de contato da instituição que deve devolver o valor;
- A origem (tipo) do valor a receber;
- Mais informações sobre o valor a receber, quando for o caso.
Como solicitar um valor a receber?
Confira a explicação do site do Banco Central:
Se o sistema oferecer a opção Solicitar por aqui:
- Selecione uma de suas chaves Pix (campo obrigatório) e informe seus dados pessoais; e
- Guarde o número de protocolo, para entrar em contato com a instituição, se necessário.
b. Se o sistema oferecer a opção Solicitar por aqui, mas não apresentar chave Pix disponível para seleção:
- Entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis; ou
- Se preferir, crie uma chave Pix e volte ao sistema para solicitar o valor.
c. Se o sistema não oferecer a opção Solicitar por aqui:
- Entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis.
d. Se o valor for acima de R$ 100 e sistema informar é necessário ativar o duplo fator de autenticação:
- Entre no seu aplicativo gov.br e ative o duplo fator de autenticação, saiba como aqui, depois acesse novamente o SVR e solicite o resgate do valor normalmente.