O Banco Central tem uma série de vídeos chamada “BC te explica”, em que aborda vários temas financeiros. Um dos vídeos mais recentes é a edição 144, que responde à pergunta: “O que fazer se seu cartão for clonado?”.
A clonagem de cartão, ou cópia ou duplicação, é uma fraude financeira em que criminosos obtêm ilegalmente as informações do seu cartão, criando uma cópia física ou digital que pode ser usada em transações financeiras ou saques sem você ter a menor ideia.
Se você suspeitou que o cartão foi clonado, o primeiro passo é procurar o seu banco ou instituição financeira e solicitar o bloqueio do cartão. Você pode contestar os gastos feitos pelos criminosos em até 90 dias da data da transação e solicitar o estorno do valor. A orientação do Banco Central é que você mantenha toda a documentação do processo de contestação, como prints e comprovantes.
E tem mais: você também precisa registrar queixa na polícia, tanto pela internet quanto presencialmente, explica o TV Foco.
Banco Central dá dicas de como evitar que o seu cartão seja clonado
O melhor remédio é a prevenção. Algumas dicas do BC para evitar que o seu cartão seja clonado são:
- Evitar terminais desconhecidos;
- Habilitar notificações em tempo real do app do banco;
- Conferir frequentemente o limite do cartão;
- Troque suas senhas em intervalos regulares;
- Use cartões virtuais para compras online.
Banco Central
Criado em 1964, o Banco Central é uma autarquia responsável por elaborar as políticas de moeda e de crédito do país, por manter a inflação sob controle, entre outras funções.