É isso mesmo que você leu. Por causa de um termo de compromisso firmado com o Banco Central (BC) na última segunda (3), o Banco do Brasil vai ter que devolver R$ 20,6 milhões para os seus clientes. Esse valor será distribuído para mais de 1,5 milhão de clientes e o pagamento pode ser feito em até 12 meses.
Por que o Banco do Brasil vai ter que devolver dinheiro aos clientes?
De acordo com a Folha de São Paulo, o valor terá que ser devolvido por causa de cobranças indevidas sobre operações envolvendo cheque especial e cartões de débito e crédito.
Desse valor de R$ 20,6 milhões, R$ 14,1 serão devolvidos por causa de “cobrança de tarifa de fornecimento de segunda via de cartão com função débito ou crédito em desacordo com as regras vigentes”, que afetou mais de 1,5 milhão de clientes entre maio de 2013 e junho de 2024.
R$ 6,5 milhões terão que ser restituídos devido a “por cobrança de taxa de juros superior ao limite máximo de 8% nas operações de cheque especial para MEIs (microempreendedores individuais)”, explica a Folha. Essa irregularidade afetou mais de 15 mil clientes entre janeiro de 2020 e outubro de 2022.
Lembrando que os valores devolvidos não vão ser os mesmos que foram cobrados. Afinal, os reembolsos precisam ser corrigidos pela inflação, desde a data em que foram cobrados dos clientes até a data de devolução do pagamento. Pela conduta irregular, o Banco do Brasil também terá que pagar R$ 3,75 milhões em contribuição pecuniária para o Banco Central.
Em nota para a imprensa, o BB afirmou que a restituição “reafirma seu compromisso de atendimento de excelência a seus clientes e informa que as questões já foram devidamente solucionadas”. O banco também destacou que detém a melhor posição no ranking Bacen, que destaca as maiores instituições financeiras do país, há dez trimestres seguidos.




