Quem acompanha o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nas redes sociais, sabe que todo ano, desde a sua época na Casa Branca, ele tem o hábito de compartilhar listas dos seus filmes, músicas e livros preferidos do ano. Em 2025, não foi diferente, e ele incluiu um longa brasileiro na sua lista. E você provavelmente já sabe de qual nós estamos falando: O Agente Secreto.
Dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho (Aquarius, Bacurau), o longa nacional estreou no Festival de Cannes e vem acumulando elogios da imprensa internacional, sendo um dos cotados para o Oscar 2026 de Melhor Filme Estrangeiro. O protagonista Wagner Moura (Tropa de Elite) aparece em várias listas de apostas como um dos indicados a categoria de Melhor Ator.
O filme está atualmente em cartaz em vários cinemas espalhados pelo Brasil.
Os filmes de 2025 preferidos de Barack Obama:
- O Agente Secreto;
- Pecadores;
- Uma Batalha Após a Outra;
- Foi apenas um acidente;
- Hamnet;
- Valor Sentimental;
- A Única Saída;
- Sonhos de Trem;
- Jay Kelly;
- Quando o Céu se Engana;
- Orwell: 2+2=5.
O Agente Secreto
“Marcelo, um especialista em tecnologia acusado de atividades subversivas, se muda de São Paulo para Recife em 1977 na tentativa de escapar dos agentes do governo. Ele chega à capital pernambucana e, em pouco tempo, começa a desconfiar que está sendo espionado por seus vizinhos” (sinopse oficial).
“Nossa campanha começou em maio, no Festival de Cannes [França], e agora segue mais forte ainda. Grande abraço por todo o apoio popular e para o comitê de seleção pela confiança nesse filme que acaba de começar a ser visto no Brasil”, afirmou o diretor em nota depois que o filme foi escolhido para representar o Brasil na corrida do Oscar 2026.




