Na correria do dia a dia, é muito comum nós acabarmos recorrendo a lanchinhos industriais para matar a fome rápido. E um exemplo desses lanchinhos é a barrinha de cereal. E vamos falar a verdade: você se sente até fitness quando compra uma barrinha de cereal, não é mesmo? Mas será que ele realmente é uma opção tão saudável assim?
E a resposta óbvia é que não. É claro que comprar uma barrinha provavelmente vai se uma opção mais saudável que um pacote de biscoitos recheados ou um chips, mas uma barrinha continua sendo um alimento ultraprocessado. Mesmo as barrinhas que prometem altos níveis de fibras, zero açúcar, etc, continuam sendo piores para o seu organismo do que um alimento natural.
Estudo avalia ultraprocessados “saudáveis” x alimentos naturais
E não somos nós que estamos dizendo. A conclusão vem de um ensaio clínico liderado por Samuel Dicken, da University College London, publicado na revista Nature Medicine. O estudo acompanhou 55 adultos com sobrepeso ou obesidade que, ao longo de oito semanas, seguiram dois tipos de dieta. Uma com alimentos minimamente processados, como frutas, macarrão caseiro e iogurte natural, e uma com ultraprocessados “saudáveis”, como barrinhas de cereais e bebidas vegetais.
Os participantes que seguiram a dieta à base de alimentos minimamente processados perderam o dobro de peso e mais que o dobro de gordura corporal do que o outro grupo. Além disso, eles também consumiram menos calorias de forma completamente espontânea. Ouvida pelo The New York Times, a epidemiologista Filippa Juul, da SUNY Downstate, explicou que isso acontece porque os alimentos naturais têm menos calorias e exigem mais mastigação, o que fez os participantes se sentirem mais saciados.




