A batata-doce é uma queridinha do mundo fitness e não é por acaso: o alimento é um ótimo carboidrato para te dar energia, além de ser uma fonte de fibras, betacaroteno, vitamina C e potássio. Mas você sabia que a forma como você prepara essa raiz influencia e muito o seu valor nutricional? Dependendo do jeito que você faz, a batata-doce pode perder muitos dos seus nutrientes.
Como você já viu pelo título, fritar ou cozinhar a batata-doce não são os melhores métodos para preservar os nutrientes dessa raiz. Então o que sobra? Assar (e isso pode ser tanto no forno quanto na airfryer).
Por que assar é o melhor jeito de preparar a sua batata-doce
De acordo com o site Minha Vida, a batata-doce conta com muitas vitaminas solúveis em água, e quando você assa ao invés de cozinhar perde bem menos desses nutrientes. Assar também ajuda a manter minerais como potássio, manganês e cobra, essenciais para o funcionamento do coração e dos músculos.
Por fim, o outro ponto positivo, segundo o Minha Vida, é o sabor. O calor seco do forno vai ajudar a caramelizar os açúcares naturais do alimento, dando um sabor adocicado sem nem precisar de açúcar. Além disso, sem o óleo da fritura, a sua refeição vai ficar bem menos calórica – e a sua digestão agradece.
Na hora de preparar, é só lavar bem as batatas, cortar (descascar fica à sua preferência, mas a casca ajuda a preservar os nutrientes) e levar elas para forno ou para a airfryer. Lembre-se de acrescentar os temperos que você gosta e de jogar um fiozinho de azeite de oliva.




