Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Bebida que brasileiros adoram tomar no Ano‑Novo é responsável pela queda de cabelo

Por Pedro Silvini
25/12/2025
Em Geral
0
queda cabelo

(Reprodução/IStock)

Natal chegou e o Ano-Novo também está perto junto das comemorações acompanhadas de brindes, taças e copos cheios. No entanto, a bebida mais consumida pelos brasileiros nessa época — o álcool — pode ser também uma das responsáveis pela queda de cabelo. Pesquisas recentes alertam que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e açucaradas interfere na saúde do couro cabeludo e pode acelerar o processo de calvície.

De acordo com o psiquiatra Arthur Guerra, presidente do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), as festas de fim de ano são o momento em que o consumo de álcool mais cresce no país. “Muitos usam a ocasião especial como desculpa para exagerar, o que pode gerar uma série de consequências negativas, desde intoxicação até desidratação e alterações metabólicas”, explica ao Correio Braziliense.

A desidratação, provocada tanto pelo álcool quanto pelos refrigerantes e drinques açucarados, é um dos fatores que afetam diretamente os folículos capilares. O corpo perde água e nutrientes essenciais — como vitamina D, ferro e proteínas —, prejudicando o crescimento e a resistência dos fios.

Pesquisadores da Universidade do Porto, em Portugal, analisaram 17 estudos com mais de 60 mil pessoas e descobriram que o consumo de bebidas açucaradas aumenta o risco de queda de cabelo, especialmente em homens. Outro ponto destacado por cientistas é que o álcool amplifica o chamado estresse oxidativo, que danifica os folículos e reduz a produção de melanina — deixando os cabelos opacos, quebradiços e até grisalhos precocemente.

Além disso, o excesso de açúcar estimula a produção de sebo, que, em quantidades elevadas, obstrui os poros e cria um ambiente propício à inflamação do couro cabeludo, resultando em afinamento dos fios e falhas localizadas.

Cabelos mais fortes para 2026

Embora o álcool e as bebidas doces estejam no centro das confraternizações de fim de ano, especialistas reforçam que a moderação é a melhor aliada da saúde — inclusive dos cabelos.

Arthur Guerra orienta quem pretende brindar o Réveillon a seguir três passos simples:

  1. Intercale o consumo de álcool com água ou sucos naturais;
  2. Não beba de estômago vazio, para evitar absorção rápida do álcool;
  3. Beba devagar, já que o ritmo influencia diretamente os efeitos da substância no organismo.

E, claro, mantenha uma alimentação equilibrada, rica em ferro e vitamina D, nutrientes que fortalecem os fios e reduzem a gravidade da alopecia.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
viver idoso feliz zona azul

8 benefícios para quem tem mais de 60 anos que poucos idosos conhecem

Confira!

INSS

Aposentados vão virar o ano recebendo bônus do Governo

25/12/2025
cidade Londrina

Cidade brasileira supera Portugal e entra para o livro dos recordes

25/12/2025
viver idoso feliz zona azul

8 benefícios para quem tem mais de 60 anos que poucos idosos conhecem

25/12/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix