Apesar de curioso, existe uma explicação por parte de alguns bilionários por usarem as mesmas roupas, sendo uma estratégia para reduzir a fadiga de decisão e otimizar a energia mental. Executivos de alto escalão, como Jeff Bezos e Mark Zuckerberg, são alguns exemplos de líderes que adotaram essa prática em suas rotinas, como forma de ficarem no que realmente importa. Inclusive, Steve Jobs foi um dos pioneiros que popularizaram essa ideia.
Segundo esse estilo de vida, pode ajudar a mente a ficar mais livre para lidar com outros problemas mais complexos, principalmente quando é necessário uma alta capacidade cognitiva. Para entender melhor esse método, foram feitas pesquisas que comprovaram que, por menor que seja a decisão que precisamos tomar, é gasto um pouco de energia mental. Ao simplificar o vestuário, isso reduz a carga cognitiva e ajuda a manter o foco.
Entenda como usar as mesmas roupas ajuda na mente
No momento em que acordamos, precisamos tomar inúmeras decisões ao longo do dia e saber que roupa usar é algo normal. Apesar de parecer trivial, essa decisão constante consome energia mental. Ao eliminar essa escolha, você libera espaço mental para se concentrar em tarefas mais importantes.
Visando o meio ambiente, ter um guarda-roupa menor também significa menos consumo e menos desperdício. Isso é benéfico tanto para o meio ambiente quanto para sua carteira. Mas, é importante se sentir bem com essa prática, pois ter uma autoestima também é algo fundamental para o bem-estar da mente.