Diante do avanço da Inteligência Artificial (IA), o cofundador da Microsoft, Bill Gates vem dando alguns alertas sobre os riscos dessa tecnologia, além de sugerir algumas mudanças que os seres humanos terão que fazer para se adaptar às IAs. Conforme elas dominam as áreas profissionais, Gate sugere que em breve as pessoas poderão trabalhar menos dias por semana devido a esses avanços. Isso porque, a nova tecnologia poderá remodelar o mercado de trabalho de forma inimaginável.
Com a mão de obra humana sendo substituída, Gates acredita que as empresas terão cada vez menos necessidade de manter funcionários em todos os dias das semanas, tanto que, existe um movimento em várias partes do mundo que estão testando jornadas semanais reduzidas. Como resultado, está sendo observado melhorias na produtividade e no bem-estar dos funcionários. No entanto, ainda existem incertezas sobre como a IA afetará diferentes setores e quais serão as implicações para a sociedade.
Saiba mais o que Bill Gates acredita sobre o avanço das IAs
Durante várias palestras e entrevistas, Bill Gates vem usando esses espaços para falar dos riscos e benefícios da inteligência artificial (IA). O bilionário reconhece o potencial dessa tecnologia, mas também aproveita para alertar sobre os riscos que precisam ser enfrentados com responsabilidade.
Um dos principais pontos levantados por Gates é a possibilidade de ter um desequilíbrio estrutural nas profissões, gerando um desemprego desacelerado. “Precisamos garantir que a transição para uma economia movida por IA seja justa e inclusiva”, afirmou. Isso porque, a IA está crescendo de forma constante e sem ter regulamentações sobre isso.