Aproximação das festas de fim de ano + primeira parcela do 13º salário caindo na conta + Black Friday resultam em um novembro perfeito para fazer aquela compra mais carinha que você vinha planejando o ano todo, não é mesmo? A Black Friday 2025 acontece no último fim de semana do próximo mês, no dia 28 de novembro, mas normalmente as ofertas são estendidas para o fim de semana.
Entrevistado pelo jornal O TEMPO, o presidente da Abiacom (Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce), Fernando Mansano, declarou que a Black Friday não é apenas um dia de descontos, mas um marco no varejo digital, que influencia o desempenho das lojas o ano todo. “As empresas que se planejarem bem terão a chance de ampliar vendas e conquistar novos consumidores”, afirmou Mansano.
Segundo matéria do jornal mineiro, a Black Friday deste ano promete movimentar R$ 13,3 bilhões no comércio eletrônico brasileiro, um crescimento de 14,74% em relação ao ano passado. De acordo com a Abiacom, esse crescimento deve ser impulsionado não apenas pelo volume de compras, mas também pelo ticket médio. São cerca de 16,5 milhões de pedidos previstos para este ano.
Quanto os brasileiros querem gastar na Black Friday?
Segundo a pesquisa de Black Friday 2025, citada pelo TEMPO, 60% dos consumidores estão planejando gastar mais de R$ 500 na data este ano. 53% pretende comprar eletrônicos, como celulares, smartphones, etc, e 44% vão investir em eletrodomésticos, como geladeiras e airfryers. 39% querem gastar em roupas, 26% em viagens e 25% em itens de beleza.
E onde eles vão comprar? 58% vão em sites de lojas, 52% em aplicativos, 31% em marketplaces e 29% seguem com as tradicionais lojas físicas.