A Black Friday terminou oficialmente, mas o clima de liquidação segue firme no varejo brasileiro. Grandes marcas de moda, como Lovito, Farm, Hering, Riachuelo, C&A e Renner, ainda mantêm descontos que chegam a 65%, numa tentativa de prolongar o movimento de compras iniciado no fim de semana e recuperar o fôlego após resultados abaixo do esperado na data oficial.
Segundo relatório da XP, as vendas do e-commerce perderam força exatamente na sexta-feira (28), o dia mais aguardado da Black Friday, ficando próximas ao piso das projeções entre quinta (27) e domingo (30). A antecipação das compras, impulsionada por promoções que começaram no início de novembro, teria reduzido o impacto da data tradicional.
Apesar da perda de ritmo na sexta, o fim de semana promocional mostrou a força do comércio digital. Dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) indicam que o e-commerce cresceu 9% em relação a 2024, enquanto o varejo físico caiu 1,4% no mesmo período. O varejo total registrou variação positiva de 0,8%.
O comportamento do consumidor também chamou atenção:
- Picos de vendas online ocorreram nas madrugadas e noites entre 28 e 30 de novembro;
- No varejo físico, a maior movimentação foi próxima do horário de almoço;
- A participação masculina foi maior em volume de compras, mas o tíquete médio feminino superou;
- As classes baixa e média lideraram em volume, enquanto a altíssima renda representou quase 50% do faturamentodigital, com tíquete médio de R$ 504,92.
Com uma Black Friday aquecida no começo, mas fria no dia principal, especialistas afirmam que muitas marcas optaram por estender as promoções como estratégia para manter o fluxo de vendas e reduzir estoques antes do Natal.
Onde ainda há descontos de até 65%
Mesmo após o encerramento oficial da Black Friday, diversas lojas seguem operando com grandes ofertas com itens de moda feminina e coleções selecionadas:




A tendência, segundo analistas do varejo, é que essas promoções se estendam até a primeira quinzena de dezembro, período em que tradicionalmente ocorre uma desaceleração do consumo antes do forte pico natalino.




