O Governo Federal dará início, nos próximos dias, a mais um ciclo de pagamentos do programa Bolsa Família. Para o mês de agosto de 2025, uma nova lista com 28 municípios, distribuídos em quatro estados, terá o benefício liberado de forma antecipada. Essa medida é direcionada a localidades que estão em situação de emergência ou calamidade pública.
A antecipação dos pagamentos é realizada em resposta a eventos climáticos severos, quando o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) reconhece oficialmente a gravidade da situação por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União.
Nesses casos, as famílias beneficiárias recebem os recursos antes da data prevista no calendário regular, com o objetivo de minimizar os impactos locais.
Veja as datas de liberação em agosto para quem não vai receber de forma antecipada:
- NIS final 1: 18/08
- NIS final 2: 19/08
- NIS final 3: 20/08
- NIS final 4: 21/08
- NIS final 5: 22/08
- NIS final 6: 25/08
- NIS final 7: 26/08
- NIS final 8: 27/08
- NIS final 9: 28/08
- NIS final 0: 29/08
Municípios que terão os pagamentos do Bolsa Família antecipados
Para o ciclo de agosto, os municípios que terão o pagamento antecipado são os seguintes:
- São Paulo (13 cidades): Cajamar, Caieiras, Embu, Ferraz de Vasconcelos, Getulina, Itaquaquecetuba, Poá, Ribeirão Pires, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Pariquera-Açu, Santa Bárbara d’Oeste e Santa Branca.
- Amazonas (3 cidades): Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.
- Roraima (6 cidades): Amajari, Alto Alegre, Boa Vista, Caracaraí, Iracema e Mucajaí.
- Alagoas (6 cidades): Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Passo de Camaragibe, Rio Largo, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.
No estado do Rio Grande do Sul, que teve seus 497 municípios incluídos em antecipações recentes devido às chuvas, a previsão é de que não haja novas inclusões neste mês, mantendo-se o pagamento conforme o calendário padrão.
A lista oficial poderá ser atualizada e será divulgada pelos canais do MDS no dia 18 de agosto.
Além do Bolsa Família, o Auxílio-Gás, pago a cada dois meses, terá nova liberação em agosto. O benefício foi fixado em R$ 108, valor calculado com base no preço médio nacional do botijão de gás de 13 kg.