No dia 12 de março, o governo federal enviou uma proposta do Orçamento de 2025, contendo informações relevantes para os beneficiários dos programas sociais. Isso porque, segundo o ofício do Ministério do Planejamento, o governo Lula visa cortar 7,7 bilhões de reais do programa Bolsa Família. Apesar dessa informação, a equipe econômica nega que esse corte vai afetar as pessoas que recebem os auxílios.
De acordo com os dados divulgados, o governo prevê cortar R$ 39,6 bilhões no Orçamento 2025, sendo que o Bolsa Família será o segundo programa com mais reduções de valores. A justificativa dessas baixas é para combater fraudes e irregularidades, destacando que existe o interesse em reajustar os valores do Bolsa Família, mas ainda não foi confirmado.
Haverá reajustes no Bolsa Família?
Sobre os reajustes, a recém-empossada ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, defendeu a proposta afirmando que os cortes são necessários para abrir espaço no Orçamento: “Foi um ajuste que tivemos que fazer para ter o espaço fiscal de alguns outros programas e aí vai recuperando ao longo do ano”.
Apesar dessas movimentações, o Orçamento de 2025 ainda será analisado pelo Congresso Nacional. Essa proposta era para ter sido feita no ano passado e deve acontecer na Comissão Mista de Orçamento nas próximas semanas de março. Quem for beneficiário, é importante se manter informado sobre os próximos movimentos do governo e manter atualizado os dados cadastrais. Desde o início do ano, o governo está intensificando esses dados para diminuir as taxas de fraudes e englobar ainda mais famílias.