Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Brasil entra em 2026 sob risco elevado de tornados e furacões, atrás apenas dos EUA

Por Alan da Silva
13/01/2026
Em Geral
0
Foto ilustrativa: Ralph W. lambrecht/Pexels

Foto ilustrativa: Ralph W. lambrecht/Pexels

Nos primeiros dias de janeiro de 2026, o estado do Paraná enfrentou dois eventos climáticos extremos. O primeiro ocorreu em Mercedes, seguido de outro em São José dos Pinhais, demonstrando o aumento da frequência dos tornados na região.

Os registros confirmam essa tendência, destacando a necessidade de uma análise mais cuidadosa das condições meteorológicas e das estratégias de prevenção.

Em São José dos Pinhais, um tornado classificado como F2 atingiu o bairro Guatupê no dia 10 de janeiro. Com ventos que chegaram a 180 km/h, causou estragos em aproximadamente 350 residências e deixou duas pessoas feridas. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou a intensidade e os danos causados.

O Paraná está localizado em uma região propícia à formação de ventos extremos, posicionando-se no segundo maior corredor de tornados do mundo, logo atrás das planícies centrais dos Estados Unidos. Isso se deve à combinação de áreas planas e condições climáticas específicas, que amplificam tempestades severas.

Fatores meteorológicos

O fenômeno de São José dos Pinhais resultou de um choque térmico. A entrada de ar frio encontrou uma massa de ar quente, criando a instabilidade necessária para a formação do tornado.

Além disso, o aquecimento contínuo das águas dos oceanos Pacífico e Atlântico Sul em 2025 contribuiu para a disponibilidade de energia na atmosfera, favorecendo a ocorrência desses eventos.

Estudos indicam que o aquecimento das águas oceânicas está diretamente relacionado ao aumento da formação de tornados. Este fenômeno adiciona complexidade ao cenário climático, exigindo monitoramento contínuo para prever tempestades com mais precisão e reduzir seus impactos.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
Whatsapp Meta

Usuários começarão a ser bloqueados no WhatsApp a partir de janeiro

Confira!

Imagem ilustrativa: Freepik

Quinta maior rede de supermercados do Brasil, com mais de 700 lojas, passa por crise histórica

28/02/2026
parceria brasil e índia sus

Brasil e Índia assinam tratado para beneficiar o SUS e remédios que custavam até R$ 20 mil serão gratuitos

28/02/2026
Imagem ilustrativa: Freepik

Nova lei dos feriados: brasileiros que forem convocados para trabalhar vão receber adicional a partir de 01/03

28/02/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix