Gosta de fazer viagens de trem? Boa notícia para você. Um grupo de investidores russos está com uma proposta de fazer uma linha de trem entre as cidades de Arroio do Sal, no Rio Grande do Sul, e Terra Roxa, no Paraná. A iniciativa foi apresentada pela Doha Investimentos e Participações e já passou por diferentes etapas na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas não foi aprovada definitivamente.
A linha proposta teria 1.549 quilômetros e seria uma forma de facilitar o transporte de cargas e passageiros, melhorando a conexão entre os dois estados e diminuindo a dependência do transporte rodoviário.
A iniciativa da Doha foi suspensa temporariamente pela ANTT, alegando a necessidade de “reavaliar impactos legais”, segundo a Click Petróleo Gás. “Se aprovado, o controle da ferrovia será concedido à Doha Investimentos por um período de 99 anos, um prazo extenso que levanta questionamentos sobre a viabilidade e o compromisso da empresa com a obra”, explica o site.
Um dos pontos que chamou a atenção para o projeto foi a presença de investidores russos no financiamento, já que a entrada de capital estrangeiro é sempre um chamariz.
Malha ferroviária do Rio Grande do Sul enfrenta problemas
Atualmente, o estado tem cerca de 1.700 quilômetros de trilhos, dos quais 800 precisam de reparos urgentes, devido ao abandono e aos danos causados pelas enchentes que arrasaram o estado em 2024. Os reparos podem custa mais de R$ 3 bilhões – dinheiro que viria tanto do setor público quanto do privado.
“Com a demora na reestruturação do setor, o transporte de mercadorias pelo estado segue prejudicado, aumentando a dependência do modal rodoviário, que tem custos mais altos e maior impacto ambiental”, explica o site.