A onda de calor que vem atingindo o Sul do Brasil nos últimos dias vai se espalhar pelo país na próxima semana. Segundo a CNN Brasil, as temperaturas vão aumentar entre os 12 e 21 de fevereiro no Sul, Sudeste e, em menor nível, no Centro-Oeste e Nordeste. De acordo com projeções do Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), as altas temperaturas podem produzir sensação térmica de 70ºC.
Mais uma vez: sensação térmica. Isso não significa que as temperaturas vão realmente chegar a 70ºC. A sensação térmica é determinada pelas temperaturas associadas à umidade relativa do ar e aos ventos.
“Altas temperaturas do ar associadas a alta umidade relativa do ar e poucos ventos podem acarretar sensações térmicas altíssimas. Por outro lado, também, não podemos esquecer as baixas temperaturas associadas a alta umidade do ar e ventos que condicionam sensações térmica baixíssimas.”
Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP)
Nesta quinta (13), a cidade de São Paulo está com previsão de temperatura máxima entre 34°C e 35°C, com umidade do ar em 85%, o que resulta em uma sensação térmica de até 56°C. A cidade do Rio de Janeiro pode chegar a temperaturas de até 39°C, o que, combinado a umidade de ar de 88%, pode colocar os cariocas em uma sensação térmica de 66°C.
Onda de calor pede cuidados
Com os termômetros subindo, tem vários cuidados extras recomendados pelo Ministério da Saúde, principalmente para idosos, crianças, pessoas grávidas, doentes ou acamadas. Uma das recomendações é aumentar a ingestão de água ou de suco de frutas naturais, evitar bebidas alcoólicas ou com elevado teor de açúcar.
Além disso, é melhor evitar a exposição direta ao sol, principalmente ente as 10h e as 16h, reforçar o uso de protetor solar, chapéus e óculos escuros.