Na quinta-feira (29/05), vai ocorrer no Brasil o “Dia Livre de Impostos”, data na qual comerciantes dos 26 estados e do Distrito Federal poderão comercializar seus produtos e serviços sem repassar o valor de tributos aos clientes. Apesar de não ser uma Black Friday, os consumidores terão acesso a produtos com até 70% de desconto. O DLI é um evento anual, sendo uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), parte do sistema da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).
De acordo com o CNDL, essa é uma forma de “conscientizar a população, o poder público e o varejo a respeito da alta carga tributária paga no Brasil”. Para quem tiver interesse, saiba que diversos estabelecimentos estão envolvidos nesse dia, como lojas de rua do varejo, shopping centers, restaurantes, prestadores de serviço e postos de gasolina.
Mais informações sobre as vantagens do Dia Livre de Impostos
Para permitir que os consumidores tenham acesso aos valores sem impostos, os postos de gasolina poderão vender litros limitados de combustível por um preço mais acessível, enquanto os supermercados poderão ofertar cestas básicas ou outros itens alimentícios sem a carga tributária. Para quem tem interesse em investir em eletrodomésticos, as lojas especializadas podem selecionar alguns modelos de celulares ou outros aparelhos para a ação.
Sobre outros itens como cosméticos, bicicletas, móveis, picanha, e diversos produtos que estão disponíveis no mercado e serviços, podem ter seus preços reduzidos, algo que poderá ser vantajoso, assim como ocorre nas promoções da Black Friday, previstas para ocorrer em novembro deste ano.