Na última terça-feira (9), o governo federal lançou oficialmente a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com algumas mudanças importantes no processo para conseguir o documento, como o fim da obrigatoriedade das autoescolas. O governo também lançou um novo aplicativo da CNH, que também inclui algumas mudanças significativas. Saiba mais sobre.
O que mudou no aplicativo da CNH?
O “novo” aplicativo é o CNH do Brasil. Se você já tem o aplicativo Carteira Digital de Trânsito instalado, basta atualizá-lo na Play Store ou na App Store. Na hora de entrar, você vai usar os mesmos dados da sua conta Gov.br. Concorde com os termos de responsabilidade e a política de privacidade do app e então selecione a opção “Condutor”.
Dentro dessa seção, você consegue fazer o download da sua CNH digital. Depois disso, o app vai pedir que você cadastre uma chave de quatro dígitos que você vai usar no futuro para acessar a CNH digital através do aplicativo de forma muito mais prática.
CNH do Brasil
A CNH do Brasil promete facilitar e tornar muito mais acessível o processo de tirar a CNH que, até então, podia ultrapassar os R$ 4 mil facilmente. Segundo o Ministério dos Transportes, com as mudanças feitas pelo governo, o processo deve ficar até 80% mais barato para o bolso dos brasileiros.
“Nós estamos anunciando não apenas o barateamento da CNH, nós estamos oferecendo às pessoas mais humildes o direito de serem cidadãos de primeira categoria, respeitados na sua plenitude, nos direitos que eles têm que ter e, ao mesmo tempo, passando a garantia de que eles vão ser profissionais agora muito mais preparados, com mais responsabilidade, porque eles estarão totalmente legalizados”, declarou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Uma das mudanças mais importantes é o fim da obrigatoriedade das aulas teóricas e a diminuição da carga horária de aulas práticas de 20 horas para apenas duas. Além disso, essas aulas práticas não precisam mais ser feitas em autoescolas, podendo ser ministradas por instrutores autorizados.




