Nesta segunda-feira (26/05), o Banco Central do Brasil (BC) anunciou uma nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber (SVR) e, a partir do dia 27 de maio, será possível habilitar uma solicitação automática de resgate de valores para aqueles que possuem saldo e ainda não retiraram o dinheiro. Essa foi uma forma do BC agilizar o processo, pois antes era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate.
Em nota, o Banco Central reforçou que essa funcionalidade é para trazer ainda mais praticidade para a população: “O propósito é facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome.” Esse sistema precisou ser implementado, pois no dia 13 de maio, ainda existiam nas instituições financeiras, R$ 9,13 bilhões em “recursos esquecidos” pelos clientes e esses valores precisam ser movimentados.
Saiba como solicitar o resgate pelo Sistema Valores a Receber
Para habilitar a funcionalidade, é necessário acessar o SVR com uma conta gov.br de nível prata ou ouro e verificação em duas etapas ativadas. Existe uma opção de solicitação automática, mas é destinada apenas para pessoas físicas e que possuem chave PIX do tipo CPF. Quem ainda não possui essa chave, deve cadastrá-la junto à sua instituição financeira.
Vale ressaltar que não será enviado nenhum aviso do Banco Central quando o valor foi devolvido e o crédito será feito diretamente pela instituição financeira na conta do cidadão. Por isso é importante se atentar e não cair em golpes com mensagens fraudulentas. Um detalhe importante sobre os resgates é que, se a instituição financeira não aderir ao termo de devolução via PIX, elas devem continuar exigindo solicitação manual. Isso também se aplica a valores oriundos de contas conjuntas.